terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Tarot do Zédu (mais abobrinhas místicas)


Naipe de espadas: o racional, o intelectual
Personagem: Orestes (Google, please!)
Resumo da brincadeira: Orestes, filho de Agamenon e Clytemnestra. Ela, junto com o amante, mata o marido. Mais para frente, Orestes mata a mãe a mando de Apolo (a lei dos homens torna mandatório que ele mate quem matou seu pai), passa a ser perseguido pelas Fúrias ( alei das mulheres torna mandatório que seja morto quem matou a mãe) e no final, dada a indecisão das leis divinas, inaugura o tribunal do júri, é absolvido por seus pares. Esses mitos gregos são sempre uma grande ópera, onde morre quase todo mundo no final e mesmo os que sobrevivem viram seres trágicos. Nesse momento dessa viagem/ópera das Espadas, a mãe já matou o pai e Orestes se recolhe (na realidade, é exilado em Phocis) para meditar sobre o que fazer e se preparar para o que vem pela frente. Mato ou não mato aquela de quem sou o f.d.p.?, that´s the question, as always is.
No nível divinatório, a carta guarda alguma semelhança com o Eremita, no sentido em prever tempos de recolhimento e recuperação frente à um impasse trágico que deve ser pensado racionalmente. Como na carta do Eremita, é melhor pensar bem, dar um tempo e acumular forças para enfrentar as tarefas difíceis que nos esperam. Decisões devem ser tomadas, mas muito bem pensadas. Quando essa carta aparece, talvez seja sábio aceitar a solidão ou recolhimento, e não sair tentando encher o tempo como zentas atividades; pois alguma quietude é necessária para colocar os pensamentos no lugar e ordem na própria vida. Mas, jamais fazer deste fugir da cena do crime uma evitação da responsabilidade, pois a Lei do Outro há e nela somos sujeitos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este tarot anda mostrando um Zédu por demais responsável embora faça interpretações da carta e não de si mesmo. Mas sei não!!!

Brincadeirinha antes de um tacacá de final de tarde...que ninguém é de ferro, com um cerva ge-la-di-nha.

Mas eu sou meio assim...penso e repenso e torno a pensar ..mal não há!!

Com comentários seguidos vc aí postando e eu aqui comentando seria melhor uma sala de bate-papos ....kkkk. Que tal? Mas que petenciosa esta amiga como se as postagens fossem feitas somente para ela...

Releve é o calor !

BJ

Meire