sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A musa pela música.


Oscar Peterson estava no primeiro Lp de jazz que comprei na vida, na Livraria Brasil, na Rua Barão de Jaguara, no centro de Campinas, coisa que nem sei se existe mais, a livraria e o centro. Era um LP Oscar Peterson & Clark Terry (trumpete), que anos depois encontrei, e comprei, em um destes sêbos de rua do Rio. Count Basie, sempre lembrado pela sua orquestra, era um exímio pianista. Aqui é interessante ver como o estilo "cheio de dedos" de OP se casa perfeitamente com a economia típica do bandleader (Duke Ellington também tocava assim, com muito poucos dedos). A música é Blues in G, gravada ao vivo em Praga, ainda vermelha, em 1974. Show de swing, de técnica e de liberdade de dois monstros que se encontram na música. Isso é jazz: tem espaço para todo mundo brilhar, cada qual a sua maneira. No meu entender, o jazz é a música dos intérpretes por excelência.
Aliás, com a descoberta do ShowBlog, o meu próprio vai se harmonizando de outra maneira. Não tem nada prá dizer? A musa fugiu no vento? Troca a musa pela música e deixa os amigos curtirem. Mas não se acostumem mal, pois uma hora eu volto com minhas carambolas. There´s no free meal e, como dizia o insuportável Z., vocês vão ter de me engolir.

2 comentários:

Unknown disse...

Ei,

Para mim este piano/jazz, é por si só uma excelente companhia. Basta o que tenho aqui - muita quietude, estado de espírito regado a um do bom vinho.

Bj,


Meire

Anônimo disse...

uma das coisas boas que fiz lá no meu tempo em Trinidad foi ver Oscar Peterson tocar. Suas músicas estão sendo um presente bem escolhido.
Tks
Leila