quinta-feira, 29 de maio de 2008

Las meninas

Gozado, sempre tive umas "as minhas meninas". Quase que desde o tempo do Velasquez, quando eu encarnei naquele cão do retrato. Tudo começou, como tudo começou na minha vida, na Emílio Ribas. Cidinha, Denise, Vera, Carmem, Maria Helena, Maria Rosa, tudo vizinha de quadra, cúmplice das primeiras baforadas e professoras dessa coisa complicada que são as mulheres, mesmo que nunca tenha tido aulas práticas. Talvez por isso, as minhas meninas são sempre minhas amigas.
Depois não me lembro se tive meninas em turma, mas sempre tinha mais meninas que meninos nos afetos que se encerravam no meu peito juvenil. Eram Lúcias, Júlias, Annas, Christinas, tudo lá no mais do Rio de Janeiro. Em Campinas, vou tecendo minha rede e lá estão elas, novas Cristinas, Fernandas, Leonores (de quem ando sumido mas volto), Bias, ou seja um monte de meninas, que é como meus olhos insistem em vê-las, tenham lá que idade tiverem, monte que não faz bando a não ser no resto do meu coração.
As meninas são sempre minhas amigas. Me divirto com elas, com algumas estreito laços de amizade confidencial, mas são amigas, que mulher é outra coisa, bem mais complicada.
E eis senão que de repente, novas meninas surgem no pedaço e em minha caixa de entrada. Em bando, barulhentas pelas manhãs, meio vampiras (eu acho) porque somem quando o sol se põe em busca de jugulares menos virtuais, todas amiguinhas umas das outras, com uns meninos tolos que elas suportam, e acolhem, a guiza de tempero na coisa lá delas de meninas. São essas as minhas meninas que deram cara e forma à todas as outras meninas que já chamei de minhas. Apesar de que....

São tantas as minhas gracinhas,
São sempre, quase minha sina.
Mas quantas destas meninas
Eu posso chamar de minhas?

10 comentários:

Unknown disse...

Ficou lindo,Zédu!Parabéns pela criatividade.Uma bela homenagem a este encontro gostoso...

Anônimo disse...

menino zédu
fico devendo o encanto do registro. e digo de novo, como drummond: as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão!

thanx!
beijo grande
maria rita

Unknown disse...

Ficou lindinho isto! Não sem razão cada uma de suas amigas deve estar bem prosa. Eu adorei aquele fechamento com vc sorrindo para todas nós suas meninas.

Um beijoo!!!

Meire

Unknown disse...

Ihhh nem falei dos meninos ...tá falado então...

rsss

Meire

weisenheimer disse...

zédu, aqui em casa temos uma teoria de que quando os espíritos são afins eles se parecem...

fala sério, você também não acha que a gente tem muitos traços em comum?

pelo menos aqueles olhinhos ligados no prazer de estar (con)vivendo uma das melhores coisas da vida - os amigos?

pena que o gastinho já tinha saido, ele também seria um c.q.d.

Maritza disse...

A surpresa de ver tudo junto prontinho, video, texto, verso, foi maravilhosa, o texto ficou ótimo, retratou muito a sua meninice! Me senti lisongeada. E teremos muitos mais encontros como aquele.
bj
Maritza

Zédu disse...

Meu Deus, como fui me esquecer da Meire, menina do blog desde criancinha. Fica a correção e as desculpas, mas é que elas são tantas que o menino fica tonto no lembrar de todas.
À Meire, meu beijo de menino.

Anônimo disse...

Zédu voce era o menino que faltava na nossa turma para nos encher de arte,poesia e carinho.Como nesse encontro que os próximos tragam mais vida para as nossas vidas.
Aqui vai Fernando Pessoa falando da vida ou da falta dela.

Peguei no meu coração
e pu-lo na minha mão

Olhei-o como quem olha
grãos de areia ou uma folha

Olhei-o pávido e absorto
como quem sabe estar morto

Com a alma só comovida
Do sonho e pouco da vida.

bj e obrigada pelo carinho.

Anônimo disse...

Ficou lindo e gostoso de ver. Que bom estar aqui com todas e num abraço, sermos colocadas em video. Muito bonito e carinhoso.
Cris

Unknown disse...

Quem disse que me esqueceu? Eu só não apareci, mas estava lá guardada para depois, muito depois com uma das suas meninas é claro...O vídeo está certíssimo na homenagem que faz aos amigos campineiros de ontem e de sempre...

beijo a todos!

Meire de BH disposta a propor um encontro dos Blogueiros do Zé aqui e em Ouro Preto. hummmm!!