quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A Rainha Branca de Neve do Jazz

Por uma espécie de preconceito ao contrário, os brancos no jazz nunca permanecem no pateão da glória. tendem a ser esquecidos ou menosprezados depois que acabam suas carreiras ou morrem. Não havia, lá pelos States, um Vinícius, o branco mais preto do Brasil, nem nossa cultura de achar que todo brasileiro tem mesmo um pezinho na cozinha. E os franceses, com a raiva que sempre tiveram dos americanos no século XX (século da decadência da França), ajudaram a fazer do jazz uma música negra só passível de ser tocada ou cantada  por negros.
Nada mais besta, já que os exemplos de instrumentistas sensacionais, e brancos, existem aos montes, desde o início da era do jazz. Idem entre os cantores.
Aliás, essa coisa sobre o que é um cantor de jazz nunca foi devidamente respondida. 
Mas, principalmente na década de 50, tivemos uma série de excelentes cantoras brancas que ficaram esquecidas desde o advento do vendaval roqueiro da década seguinte. Entre elas as duas que colocarei neste e no próximo post. 
Aqui relembro Peggy Lee. Quem quiser dsaber mais dela siga o link para a Wikipédia (em inglês). De lá só lhes conto que Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Judy Garland, Dean Martim, Louis Armstrong, entre outros, a citam entre suas favoritas. Duke Ellington, por sua vez, dizia: Se eu sou "Duque", então Peggy Lee é a Rainha" Ou seja, esquecida ou não, foi uma cantora dos cantores e dos músicos, como tantas outras que nunca estouraram perante o grande, e estúpido, público. Peggy Lee, além da ótima cantora que vocês poderão conferir aqui, era letrista de mão cheia e colocou seus versos em várias canções que se tornaram imortais. Por exemplo,"I Don't Know Enough About You", "It's A Good Day", "I'm Gonna Go Fishin'", "The Heart Is A Lonely Hunter", "Fever", "The Shining Sea", "He's A Tramp", "The Siamese Cat Song", "There Will Be Another Spring", "Johnny Guitar",  "Sans Souci", ""What's New?", "Things Are Swinging", "Don't Smoke in Bed", "I Love Being Here With You", "So What's New" etc e tal. Precisa mais?

.

Nenhum comentário: