terça-feira, 5 de agosto de 2008

Johnny Hartman em dose dupla

Johnny Hartman, que Ruy Castro chama de O Sinatra Negro em seu livro Tempestade de Ritmos, gravou muito pouco e é pouco conhecido, mesmo entre os que gostam de jazz. Talvez vocês se lembrem de uma música que acompanhava as sequências mais tocantes em que Clint Eastwood e Meryl Streep viviam seu amor maduro e talvez impossível em As Pontes de Madison. Era ele, Johnny Hartman, cantando I see your face before me, For all we Know, e It  was almost a love song. Entre as poucas coisas que gravou (ele não era muito comercial), o Lp junto com Coltrane, então no auge da fama e revolucionando o jazz, é considerado uma obra-prima. E era tal o respeito que os músicos tinham por Johnny Hartman que ele conseguiu, nesse LP, fazer de Coltrane um baladista romântico quando este já começava a se aventurar pelos caminhos do free jazz. Como diz Ruy Castro, é um disco a ser levado para uma ilha deserta. 
Alguns posts atrás eu já havia colocado uma faixa do LP aqui para vocês: My one and Only Love. Coloquei a mesma faixa no YouTube e recebi, por lá, o vídeo que posto agora como uma carinhosa resposta ao meu. Divido-o com vocês esse comentário musical que me foi carinhosamente enviado. Deixo como link para o YouTube para que os devidos créditos possam ser dados à desconhecida que me acarinhou.
E aproveito que é fácil e coloco mais um Johnny Hartman em um vídeo com imagens do belo filme de Clint Eastwood.




Nenhum comentário: