quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Miles Ahead



Pergunte-se quando foi que você escutou o Concerto de Aranjuez pela primeira vez. Quase garanto que foi com Miles Davis. Aliás, diz a lenda que o compositor do concerto não gostou muito quando viu a gravação de Miles. Ao que este respondeu: Espere até o dinheiro dos direitos autorais começar a aparecer. Dito e feito.
O Concerto de Aranjuez foi gravado durante uma época, das poucas em sua vida, que Miles não estava à frente da revolução da hora no jazz. Coltrane e Ornette Coleman haviam "lançado" o free jazz e Miles não os acompanhou (e graças ao bom Deus, diria eu). 
E foi ficando para trás que Miles, em parceria com Gil Evans, gravou dois discos memoráveis: Miles Ahead e Sketches of Spain, de onde foi tirada a faixa que encanta o vídeo..  Depois ainda reune um fabuloso sexteto e grava, em 1959, aquele que muitos consideram sua obra maior, Kind of Blues.
E foram estes, talvez, os últimos trabalhos dignos da surpreendente carreira de Miles Davis. Depois deles, com o rock tomando conta da cena musical, Miles envereda pelo jazz-fusion na tentativa de modernizar-se. E vai, a partir daí, virando uma triste figura, fora do jazz e nunca aceito no rock. O disco Bitches brew, gravado em 1970, inaugurou a retirada de Miles da história do jazz e, de certa forma, de sua própria história.
Miles morre em 1991, aos 65 anos de idade,um milagre que a medicina jamais conseguirá explicar tamanha foi a quantidade de drogas, sempre as mais pesadas, que ele consumiu durante toda a sua vida.



Pelo vídeo, obrigado Regina

Nenhum comentário: