quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Há uma dor em cada canto


Silêncio
Façam silêncio
Quero dizer-vos minha tristeza
Minha saudade e a dor
A dor que há no meu canto

Oh, silenciai
Vós que assim vos agitais
Perdidamente em vão
Meu coração vos canta
A mais dolorosa das histórias
Minha amada partiu
Partiu

Oh, grande desespero de quem ama
Ver partir o seu amor.
Vinícius de Moraes, poeta e meu companheiro

Um comentário:

Inês Queiroz disse...

Essa poesia, sabemos, serviu como pano de fundo para a lembrança de um partir que se fez dor em cada canto.
Numa outra oportunidade fiz um comentário sobre uma poesia do Ferreira Gullar, em que eu dizia que não saberia precisar qual a pior dor de amor, se a de uma despedida no auge de uma paixão ou descobrir-se desamado.
Hoje eu sei. Ambas doem muito, mas a partida de um amor me parece mais pungente porque sempre carrega um pouco de nós.
Já o desamor, é uma dor definida porque não há mais nada a esperar.
Beijos,
----------
O que é o meu amor senão o
meu desejo iluminado
O meu infinito desejo de ser
o que sou acima de mim mesmo
O meu eterno partir da minha
vontade enorme de ficar?

A Vida Vivida/Vinícius de Moraes