quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Saudades de um haver nascido.

Saudades, saudades,
saudades de meus amigos,
saudades de meus queridos.
.
Saudades de Anna, de dois n´s
e cheia de letras no olhar.
Saudades de Jorge,
alegria rio perene,
vontade em todo falar.
Saudades dos outros todos
que me sorriem do Rio
me chamando o chegar.
Saudades da Júlia de minha aldea
que era o Leme e suas areias,
minha frágil espanhola
de quem me separa um mar de ondas tamanhas
e uma Espanha
a ver navios,
mas que em meu coração é festa,
e resta
com Buikas e carambolas.
Saudades do enorme Cid,
amigo quase sumido
antes mesmo de haver podido,
que de tão perto
fica tão longe
de nossas portas que esperam abertas.
Saudades de Meire,
Heloísa de meu Abelardo,
amiga dos novos tempos,
más intenções,
querer tão casto,
ouvido atento;
de coração grande demais
e que faz muito pouco partiu
exilada de suas Gerais
para se achar, entre risos e rios,
lá no fundo do Brasil
que fica bem lá para trás.
Saudades de outros nomes,
mulheres, homens,
que aqui não nomeei.
Saudades d´outros amigos
cujos nomes ainda não sei.
Saudades, saudades,
saudades de todos os amigos
de quem amigo me tornei.
Saudades de meus queridos.
.
Sem eles, resto pequeno,
enorme traço onde me marco.
Sem eles, oco no peito,
um mar profundo,
esperança parca,
falta de jeito
e o fim do mundo.
Saudades, saudades,
saudades de meus perdidos.
Sem eles sofro os perigos,
em carnes e em ossos
e pago o castigo
do dever partido.
Sem eles não sou convosco,
sem eles nem sou comigo.
Saudades, saudades,
saudades dos meus amigos.
.
E nesta falta tanta,
tanta de não ter mais fim,
só me resta a letra tonta
e uma puta saudade de mim.

Barão/Frango, entre o 20 e o 24 de outubro de 2007

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei essa sua saudades saudades ... volto depois para um comentário de fato. Acabo -mesmo- de chegar em Nova Mutum ao norte do MT e já na bacia amazônica. E me pergunto o que é isso meu deus do primeiro mundo dentro da amazônia, que não é genuinamente amazônico. Que será que foi feito deseu povo original, que é esta amazonia loura de olhos azuis ...onde o seu povo, onde seus indios e suas aldeias? Ecos dos governos militares e de suas fronteiras abertas ao progresso me fazem sentir saudade do Brasil que não conhece e nem conhecerá mais o Brasil. Ainda sob o impacto de um sul transplantado para o norte do Brasil. "Heloisa" voltará para falar de sua emoção em figurar dentre os amigos de quem sente saudades, saudades...beijos.