quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Análise (Fernando Pessoa)


Poema de 1911, quando o poeta tinha 23 anos, mas já era Fernando Pessoa

.

Análise
Fernando Pessoa


Tão abstrata é a idéia do teu ser

Que me vem de te olhar, que, ao entreter

Os meus olhos nos teus, perco-os de vista,

E nada fica em meu olhar, e dista

Teu corpo do meu ver tão longemente,

E a idéia do teu ser fica tão rente

Ao meu pensar olhar-te, e ao saber-me

Sabendo que tu és, que, só por ter-me

Consciente de ti, nem a mim sinto.

E assim, neste ignorar-me a ver-te, minto

A ilusão da sensação, e sonho,

Não te vendo, nem vendo, nem sabendo

Que te vejo, ou sequer que sou, risonho

Do interior crepúsculo tristonho

Em que sinto que sonho o que me sinto sendo.
12-1911

2 comentários:

Anônimo disse...

fernando pessoa grande poeta

Anônimo disse...

Zédu,

Pouco importa aonde deixar o comentário...

Mas interessante que cliquei aleatoriamente em 2007 e abriu-se o dia 8 de fevereiro data com algum significado que preciso esclarecer melhor para mim...mas o que eu queria dizer comecei a comentar em 2008 no Mulheres ... postagem do dia 9/03 e resolvi voltar no tempo...é super legal esta possibilidade de revisitar o passado nunca completamente morto . Em 2008 escrevo o seguinte sobre o blog :
Zédu,

Blog é mesmo um movimento de idéias quando assim as colocamos. Imagine que por conta da sua referência aqui à postagem Com Ciência de Zeno acabei mergulhando um tanto no blog em 2007, Isto não se deu sem algumas sensações que reforçam em mim a sua pergunta - sobre o mistério que nos alimenta? Para mim em boa medida pode ter a ver com o sentido que você acaba imprimindo a ele e que faz bem aos que o frequentam quando querem , quando vêm, quando vão , quando voltam. Eu gosto disto e me sinto bem ao visitá-lo à exemplo dos cadernos do nosso jornal que abrimos para ver o que ele nos oferece e em que nos reconheceremos nisto. A diferença é que aqui manifestamos ou registramos a leitura de cada postagem. É legal isto que nem sei se me faço entender.Veja que ao visitar postagens de 2007 , revisitei pelo seu blog, momentos não só dele, mas também meus.

Vou parar por aqui porque me veio à cabeça a lembrança de muita coisa...muita mesmo ..é bem legal isto ,.eu volto a 2008 que hoje dia 10/03 levantarei cedo com muita coisa da vida como ela é a resolver...

Um beijo em 2008. que chegará a você só em 2007...isto dá samba .... o tempo virtual é um outra história ou uma história outra?

Um beijo,

Meire